Ir para o conteúdo
ou

Organiza aê

0 amigos

Nenhum(a)

0 comunidades

Nenhum(a)

Mariano Hilário

 Voltar a Blog
Tela cheia

Arqueologia – Informações sobre a profissão e o curso superior

14 de Julho de 2017, 20:30 , por Mariano Hilário - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O profissional que quiser ter habilitação como Arqueólogo deverá passar por um curso superior de Arqueologia. O referido curso tratará dentre outros aspectos as culturas, as formas de vida que já deixaram de existir dentre outros pontos ligado à história da evolução, mudança e constituição do mundo como um todo. Geralmente esses estudos analíticos feitos pelo Arqueólogo partem de materiais que “sobraram” do passado, móveis, utensílios, resquícios materiais que também podem ser de origem orgânica. Em outras palavras e para entender melhor, podemos dizer que a Arqueologia é basicamente a ciência que tem como objetivo o estudo do passado (materialmente e imaterialmente em muitos casos).

Sabendo disso o que é preciso para que alguém se torne um Arqueólogo?

Bom, em primeiro lugar as pessoas que pretendem algum dia ser Arqueólogos precisam fazer um curso de Arqueologia. Esse curso poderá ser de graduação ou ainda quem quiser ir mais à frente poderá fazer uma pós-graduação. Vale ressaltar que os profissionais que optarem por fazer um curso de Arqueologia devem estar plenamente conscientes de que, para se tornar um profissional de destaque na área, é preciso uma dedicação às vezes até exaustiva em leituras e estudos. E claro, é preciso ficar atendo a tudo que envolva história. Já que sua profissão não apenas retrata os fatos, mas prova que os mesmos existiram. O Arqueólogo é de certa forma um construtor da história, pois suas descobertas podem mudar a forma de como algo era visto ou teorizado até aquele momento.

Conheças as melhores faculdades do Brasil para fazer seu curso de Arqueologia. Vale lembrar que todas elas tiveram boa qualificação nas avaliações feitas pelo Ministério da Educação – MEC.

  • Laranjeiras – SE: Universidade Federal de Sergipe (UFS);
  • Teresina – PI: Universidade Federal do Piauí (UFPI);
  • Santarém – PA: Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA);
  • Rio Grande – RS: Universidade Federal do Rio Grande (FURG);
  • Goiânia – GO: Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre diversas outras.

Sobre o Mercado de Trabalho

Atualmente para o Arqueólogo o mercado de trabalho no Brasil teve uma relativa alta. Isso devido a programas governamentais como o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC – que desenvolve obras de infraestrutura em locais onde as informações precisam ser mais detalhadas, ou seja, o Arqueólogo poderá analisar a região e viabilidade da mesma ser ideal ou não para determinado projeto. Um exemplo disso foi o trabalho feito na Usina de Belo Monte – Amazônia.

Os profissionais formados na área recebem salários iniciais entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00 (média).

Acompanhe as notícias públicas em nosso site e fique por dentro das oportunidades de emprego para esta e diversas outras áreas.

Se você deseja fazer um curso de arquivologia ou qualquer outro e não possui condições financeiras, precisa conhecer o Educa Mais Brasil 2019 e se informar se o programa disponibiliza o curso desejado, pois o mesmo oferece bolsas de estudos de até 70%, por isso, vá atrás e realize hoje mesmo a inscrição Educa Mais Brasil 2019 e não deixe de concluir seus estudos.