Ir para o conteúdo
ou

Organiza aê

0 amigos

Nenhum(a)

0 comunidades

Nenhum(a)

Posts do blog

 Voltar a Blog
Tela cheia

Aprenda como fazer o cadastro em Programas Sociais do Governo

27 de Julho de 2018, 17:47 , por Osmar Júnior - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 12 vezes

Confira abaixo: informações para ajudar na análise de pessoasque apresentam há mais de 48 horas o Estado Cadastral Atribuindo NIS ou Validando NIS.

O QUE SÃO OS ESTADOS CADASTRAIS ATRIBUINDO E VALIDANDO NIS?

Os dados cadastrais de pessoa, que constam nos Blocos 4 e 5, são tratados em outro sistema CAIXA, o Cadastro NIS, que gere inscrições de PIS, NIS, PASEP e SUS, por exemplo.Ao incluir uma pessoa na base do Cadastro Único, os dados dos dois blocos mencionados são enviados ao Cadastro NIS, para atribuição de novo NIS ou localização de um já existente, nessa ocasião a pessoa fica Atribuindo NIS.

Quando a pessoa é alterada em algum campo desses dois blocos, os dados são enviados ao Cadastro NIS, para validação/apropriação dos campos, e então a pessoa fica Validando NIS.Esse processo para os dois estados cadastrais não deve ultrapassar 48 horas.

Essa informação é muito importante, pois é usada em diversos procedimentos, como a organização do calendário bolsa família 2019, liberação de pagamento das parcelas do seguro desemprego, consulta do fundo de garantia, etc.

O QUE PODEMOS FAZER QUANDO O PRAZO DE 48 HORAS SE ESGOTA E A PESSOA CONTINUA ATRIBUINDO NIS OU VALIDANDO NIS?

Quando ocorrer esta situação em duas pessoas da mesma família e o grau de parentesco entre elas for CÔNJUGE, verifique se foi utilizada a certidão de casamento como documento para ambos,com mesmo número e data de emissão e a inclusão ocorreu antes de outubro/2013. Em caso positivo, a solução será novo envio dos dados. Isso ocorreu em virtude de inconsistência entre o Cadastro Único e a consulta Bolsa Família 2019, a qual já foi corrigida.

Quando ocorrer essa situação em duas pessoas da mesma família com outra relação de parentesco, verifique se no campo de documentos houve preenchimento idêntico do mesmo número de RG e data de emissão para as duas pessoas.

Verificar sempre se o CEP que consta no Bloco 1 é condizente com a informação que consta na página dos correios na Internet

ATENÇÃO!!!PARA OS CASOS EM QUE A PESSOA APRESENTA O ESTADO CADASTRAL ATRIBUINDO NIS,A PREFEITURA TAMBÉM PODE ATUAR CONFORME PROCEDIMENTOS LISTADOSNO INFORME OPERACIONAL 363, DO MDS, OU SEJA, EXCLUIR A PESSOA E INCLUÍ-LA NOVAMENTE.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.